Carga Horária

50h

Local

A SELECIONAR

Valor

210€

Curso

Gestão de Eventos

mktecomercio

Dado o contexto de crescentes desafios que se colocam às organizações, do ponto de vista da imagem externa e das políticas de comunicação e de resultados, desafios esses que suscitam uma maior complexidade e rigor na sua actividade, o desenvolvimento de acções nos seus vários capítulos, dirigidas para funções relacionadas com o Marketing e os mercados, representam hoje em dia, mecanismos fundamentais para a obtenção de ferramentas várias com o desiderato último de potenciar melhores e maiores resultados para as organizações.

O curso permite:

  • Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções operacionais no sector do Marketing e/ou do Comércio;
  • Permite também facilitar/promover a reorientação profissional de operacionais que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector.
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
  • Identificar as atividades necessárias para gerir o evento.
  • Criar um gabinete do evento.
  • Monitorizar a implementação das atividades planeadas, ajustá-las, se necessário, para atingir os objetivos definidos.
  • Implementar as medidas necessárias para lidar com acontecimentos imprevistos.
  • Estabelecer a garantia da existência da troca de informação adequada entre as diferentes partes da organização do evento e os participantes.
  • Identificar potenciais situações de emergência em eventos.
  • Proceder de forma adequada a situações de emergência.

Programa Síntese

 

  • Gestão de eventos
  • Enquadramento da gestão de eventos
  • Importância dos planos do evento
  • Tipos de planos do evento
  • Planos elaborados antes dos eventos
  • Planos usados para gerir o evento:
    • Operacionais
    • Saúde e segurança
    • Emergência
  • Aspetos abrangem estes planos e exemplos de planos
  • Gabinete do evento
  • Gabinete do evento e o seu objectivo
  • Criação e gestão de um gabinete do evento
  • Implementação dos planos
  • Requisitos da implementação dos planos
    • Atingir os objetivos do evento
    • Cumprir os requisitos da organização
    • Cumprir os requisitos de
      • Clientes internos
      • Clientes externos
      • Qualidade dos bens produzidos e dos serviços prestados
      • Da quantidade necessária de bens/materiais a serem entregues no sítio certo e à hora certa
      • Para manter a saúde e segurança
    • Confirmação de planos e garantia de que eles são distribuídos a todos os que necessitam de os conhecer
      • Instruções escritas
      • Briefings verbais
    • Checklists
    • Transmissão de informação do organizador para os participantes através de:
      • Sistemas sonoros
      • Monitores
      • Gabinete/balcão do evento
    • Impacto de normas/códigos de conduta internacionais na gestão do evento e como podem afetar o evento
    • Ambiente saudável e seguro
    • Diferentes aspetos da manutenção da saúde e segurança
    • Informação e apoio a outras pessoas
    • Verificação de que todos os requisitos de saúde e segurança estão a ser cumpridos
    • Identificação e resolução de quaisquer incumprimentos destes requisitos
    • Manter os necessários registos de saúde e segurança
    • Procurar formas de melhorar a saúde e segurança no evento atual e em eventos futuros
    • Qualidade
    • Monitorização da qualidade dos bens fornecidos e dos serviços prestados, nomeadamente
      • De quem é a responsabilidade
      • Como monitorizar a qualidade
      • Exemplos de questões de qualidade
    • Como lidar com situações em que a qualidade dos bens/serviços
      • Está em risco de cair abaixo dos níveis acordados
      • Abaixo dos níveis acordados
    • Emergências
    • Tipo de emergências que podem ocorrer em eventos
      • Fogo
      • Explosões e atos de terrorismo
      • Desastres naturais tais como inundações
      • Colapso de estruturas, por exemplo, de um expositor ou de uma tenda
      • Emergências médicas
      • Outras emergências – cortes na energia eléctrica
      • Sobrelotação
    • Necessidade de fazer briefings com os funcionários sobre potenciais situações de emergência e a resposta adequada a cada emergência
    • Necessidade de monitorização para identificar potenciais emergências o mais cedo possível
    • Necessidade de identificar todas as potenciais emergências num evento e as respostas adequadas a cada situação
    • Como coordenar as respostas iniciais a situações de emergência, nomeadamente
      • Alertar outras pessoas para a emergência
      • Seguir os procedimentos de emergência adequados
      • Gerir a reposta inicial para
        • Minimização da emergência
        • Minimização dos riscos adicionais
        • Minimização da perturbação do evento
        • Minimização do pânico
      • Utilização dos recursos disponíveis
    • Procedimentos para transferir o controlo de uma situação de emergência

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP. São também criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

Concluído o curso com aproveitamento, será emitido um Certificado oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação.

As unidades de formação de curta duração (UFCD) facilitam a comparabilidade das qualificações e a (futura) atribuição e transferência de créditos entre subsistemas de educação e formação e na relação com o mercado de trabalho, consubstanciada a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no  Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470-147 Maia - Portugal
Rua Augusto Simões 1474 - 1º andar, Sala 1.7
Chamadas para a rede fixa e móvel nacional.