Carga Horária
25h
Local
A SELECIONAR
Valor
110€
Curso
Qualidade na saúde
Os procedimentos organizativos, os métodos de trabalho e os mecanismos de monitorização, constituem o sistema vascular das organizações. Tradicionalmente estudava-se que havia apenas três factores de produção de riqueza: Terra, Capital e Trabalho. Hoje existe um quarto factor que é a Organização, tão ou mais importante que qualquer um dos outros três. Do ponto de vista da eficiência de qualquer sector de actividade, a Organização dos meios de produção é fundamental para lhes criar vantagens competitivas.
Desde a microempresa à grande multinacional, desde a pequena IPSS ao grande hospital, desde a pequena repartição pública ao grande ministério, os métodos de planeamento, de execução e controlo, estão cada vez mais presente, sob pena de perda de competitividade e de ineficiência na boa afectação de recursos.
O curso permite:
- Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções operacionais ligadas aos métodos de produção, de organização interna, controlo e qualidade;
- Permite também facilitar/promover a reorientação profissional de operacionais que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector.
- Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
- Explicar o conceito de qualidade.
- Explicar os objetivos e princípios básicos da qualidade: eficiência, eficácia na resposta às necessidades do utente e satisfação das pessoas na organização.
- Explicar os princípios que orientam a implementação de uma cultura da qualidade na saúde.
- Reflectir sobre algumas práticas de qualidade já implementadas ou em processo de implementação no setor da saúde.
- Reconhecer a existência de diferentes sistemas de acreditação/ certificação na saúde: objetivos, âmbito de aplicação e impacte na intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde.
- Explicar as responsabilidades que pode assumir na implementação e continuidade da qualidade na sua unidade/ serviço/ organização enquanto profissional de saúde.
- Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
- Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
- Definir um plano de ação de corretiva/melhoria relativamente a uma tarefa/ processo no qual intervenha enquanto profissional de saúde.
- Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
- Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar de terceiros.
- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
- Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas
Programa Síntese
Introdução à qualidade
- Enquadramento conceptual
- Objectivos e princípios básicos da qualidade
- Eficiência
- Eficácia na resposta às necessidades do utente
- Satisfação das pessoas na organização
- Os custos da não qualidade
A implementação da Qualidade – Sistemas de Qualidade
- A Qualidade na saúde
- Transição para uma cultura da qualidade na saúde
A Qualidade na saúde
- Práticas da qualidade na saúde:
- Participação ativa dos colaboradores. Clarificar o papel dos colaboradores sobre:
- Procedimentos
- Reclamações/sugestões
- Satisfação do utente
O papel do profissional de saúde na avaliação da qualidade e melhoria contínua
Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP. São também criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.
Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.
Concluído o curso com aproveitamento, será emitido um Certificado oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação.
As unidades de formação de curta duração (UFCD) facilitam a comparabilidade das qualificações e a (futura) atribuição e transferência de créditos entre subsistemas de educação e formação e na relação com o mercado de trabalho, consubstanciada a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).
LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.
DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.
Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.
A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.
Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.