Carga Horária
50h
Local
A SELECIONAR
Valor
210€
Curso
Planeamento de emergência
Actualmente, as exigências legais, por um lado, e a consciencialização crescente para os potenciais de perigo de incêndio e outros, e acidentes com perdas para a vida humana e o património, constituem ramos de estudo específicos. Estas realidades obrigam a que quase todos os quadros tenham conhecimentos mínimos em matéria de actuação em situações de emergência. Desde a microempresa à grande multinacional, desde a pequena IPSS ao grande hospital, desde a pequena repartição pública ao grande ministério, as questões relacionadas com a prevenção de situações geradoras de ignições, bem como o domínio de técnicas de combate a incêndios, estão cada vez mais presentes, sob pena de perda de incumprimentos vários que se podem transformar em enormes prejuízos.
O curso permite:
- Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções operacionais em procedimentos que devem observar as normas de prevenção e combate a incêndios;
- Permite também facilitar/promover a reorientação profissional de operacionais que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector.
- Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
- Identificar o articulado para a elaboração de Planos de Emergência de Proteção Civil.
- Descrever o processo de planeamento nas suas diferentes fases.
- Distinguir os diferentes planos de emergência.
Programa Síntese
- Processo de Planeamento de Emergência
- Fases do Planeamento de Emergência
- Agentes de Proteção Civil no Planeamento de Emergência
- Documentos estratégicos no Planeamento de Emergência – Planos de Emergência
- Enquadramento normativo dos planos de emergência
- Planos de emergência de proteção civil
- Estudos de caso
- Plano Especial de Emergência (PEE) para barragens
- Plano Especial de Emergência (PEE) para as Indústrias
- Plano Municipal de Emergência (PME)
- Outros estudos
Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP. São também criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.
Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.
Concluído o curso com aproveitamento, será emitido um Certificado oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação.
As unidades de formação de curta duração (UFCD) facilitam a comparabilidade das qualificações e a (futura) atribuição e transferência de créditos entre subsistemas de educação e formação e na relação com o mercado de trabalho, consubstanciada a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).
LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.
DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.
Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.
A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.
Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.