Carga Horária
7h
Local
A SELECIONAR
Valor
45€
Curso
Igualdade de género e oportunidades e sociedade
O actual contexto de crescente reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres, bem como de oportunidades, coloca no cenário profissional um conjunto de sensibilidades que importa valorizar com vista a uma boa integração dos recursos humanos, reconhecendo as diferenças e eliminando estereótipos. Quem exerce funções de responsabilidade, o domínio de ferramentas várias com o desiderato de mobilizar para a igualdade, é relevante para liderar pelo exemplo.
O curso permite:
- Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções operacionais;
- Permite também facilitar/promover a reorientação profissional de operacionais que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector.
- Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
—
Programa Síntese
- Evolução de Mentalidades
- Como se constroem, reformulam e aprendem valores, “crenças” e atitudes bloqueadoras.
- Estratégias para reforçar a empatia e a capacidade de ecologia afectiva.
- Desenvolvimento da capacidade de negociação e flexibilidade. Como ajustar as necessidades pessoais às necessidades dos outros.
- Aspectos da situação actual das mulheres e dos homens em Portugal
- Mercado de trabalho – actividade, emprego, desemprego, ganhos.
- Educação e da formação profissional.
- Organização da vida familiar.
- Processos de tomada de decisão em contextos familiares, profissionais, cívicos e políticos.
- Linguagem
- Violência em função do sexo.
- Saúde reprodutiva.
- Conceitos
- Igualdade, diferença e desigualdade
- Sexo e género
- “Papéis sociais de género”, paradigmas e estereótipos, a igualdade na legislação nacional e comunitária
- Aspectos históricos dos movimentos feministas
- A igualdade na legislação nacional e comunitária
- Intervenção integrada para a Mudança
- O direito como motor da igualdade: legislação nacional e comunitária
- Cidadania e paridade
- Coeducação para a cidadania
- Participação equilibrada dos homens e das mulheres na actividade profissional e na vida pessoal e familiar
- Igualdade de género como motor de inclusão
- Igualdade de Género – O papel da educação
- Democracia participativa e igualdade de género
- A igualdade de género enquanto dimensão da responsabilidade social
- Benefício da promoção da igualdade de género para a organização
Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP. São também criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.
Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.
Concluído o curso com aproveitamento, será emitido um Certificado oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação.
As unidades de formação de curta duração (UFCD) facilitam a comparabilidade das qualificações e a (futura) atribuição e transferência de créditos entre subsistemas de educação e formação e na relação com o mercado de trabalho, consubstanciada a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).
LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.
DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.
Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.
A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.
Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.