Carga Horária

25h

Local

A SELECIONAR

Valor

115€

Curso

Gestão de stress e gestão de conflitos

SoftSkills

Hoje em dia, independentemente do tipo de funções de responsabilidade desempenhadas, as chamadas “Soft Skills” (ou Competências Pessoais) constituem  mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a acção.  Tratam-se de competências que potenciam a aplicabilidade dos saberes científicos e técnicos, bem como os saberes operacionais. A componente relacional em contexto organizacional é fundamental para viabilizar e fazer respeitar a tomada de decisões, bem como facilitar a operacionalidade dentro da hierarquia.

O curso permite:

  • Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções operacionais;
  • Permite também facilitar/promover a reorientação profissional de operacionais que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector.
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.

 

  • Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.
  • Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
  • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
  • Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
  • Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

Programa Síntese

  • Gestão de stress
    • Stress -conceito e modelo explicativo
    • Causas e fatores primários de stress no trabalho
    • Sintomas de stress – relação entre desempenho e stress
    • Avaliação individual do grau de stress
    • Fases do stress
    • Formas individuais de lidar com o stress
    • Fatores de risco
    • Procrastinação
    • Tomada de decisões
    • Estilo de vida
    • Como implementar a mudança
    • Análise da situação
    • Gestão do tempo
    • Assertividade
  • Gestão de conflitos
    • Relações interpessoais e o conflito
    • Diferentes tipos de conflitos
    • Fontes e rastilhos de conflito
    • Conflito enquanto processo
    • Estilos pessoais de gestão de conflitos
    • Conflito como oportunidade
    • Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP. São também criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

Concluído o curso com aproveitamento, será emitido um Certificado oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação.

As unidades de formação de curta duração (UFCD) facilitam a comparabilidade das qualificações e a (futura) atribuição e transferência de créditos entre subsistemas de educação e formação e na relação com o mercado de trabalho, consubstanciada a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no  Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470-147 Maia - Portugal
Rua Augusto Simões 1474 - 1º andar, Sala 1.7
Chamadas para a rede fixa e móvel nacional.