Carga Horária

50h

Local

A SELECIONAR

Valor

210€

Curso

Gestão da Emergência

ProtecçãoPessoaseBens

Actualmente, as exigências legais, por um lado, e a consciencialização crescente para os potenciais de perigo de incêndio e outros, e acidentes com perdas para a vida humana e o património, constituem ramos de estudo específicos. Estas realidades obrigam a que quase todos os quadros tenham conhecimentos mínimos em matéria de actuação em situações de emergência. Desde a microempresa à grande multinacional, desde a pequena IPSS ao grande hospital, desde a pequena repartição pública ao grande ministério, as questões relacionadas com a prevenção de situações geradoras de ignições, bem como o domínio de técnicas de combate a incêndios, estão cada vez mais presentes, sob pena de perda de incumprimentos vários que se podem transformar em enormes prejuízos.

O curso permite:

  • Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade em procedimentos que devem observar as normas de prevenção e combate a incêndios;
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
  • Capacitar os formandos para poderem supervisionar o sistema interno de emergência e gerir a actuação em situações reais que podem ocorrer durante o seu quotidiano.
  • Supervisionar o funcionamento do sistema interno de prevenção e actuar na emergência em consonância com a direcção e os órgãos oficiais de controlo;
  • Diagnosticar os primeiros sinais e potenciais indícios de situações de emergência que possam vir a resultar em incêndio, inundação, fuga de gás, conflitos, pânico ou outros sinistros, por forma a, atempadamente, gerar alertas e preparar a coordenação das equipas de intervenção de primeira linha;
  • Participar activamente nas referidas situações;
  • Adoptar comportamentos tecnicamente correctos que garantam a segurança  dos utentes e colaboradores e salvaguarda dos equipamentos e instalações.

Programa Síntese

  • A prevenção mais do que uma obrigação, uma questão moral;
  • O sistema de gestão da prevenção na organização;
  • Organização e enquadramento legal da emergência;
  • A responsabilidade criminal na negligência nos serviços de segurança;
  • A árvore de causas na avaliação de riscos;
  • Critérios de selecção e especificidades dos equipamentos de protecção individual;
  • O plano e as plantas de emergência. Concepção e dinâmica da actualização;
  • Planeamento e implementação das brigadas de primeira intervenção;
  • A domótica na monitorização de incidentes. Meios e estratégias de prevenção e protecção;
  • Coordenação da emergência e evacuação de pessoas em condições de extrema debilidade;
  • A reavaliação e teste do plano de emergência.

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.

Certificação do Curso

Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:

  • Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
  • E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.

Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470 - 473 - Maia - Portugal
Rua Barão de S. Januário, 33 - 5º Andar Salas 51 / 52 / 55