Carga Horária

24h

Local

A SELECIONAR

Valor

217€

Curso

O SIADAP como ferramenta de cultura organizacional

recursoshumanos

A administração pública moderna tende a focar-se mais no serviço ao munícipe, ao utente, ao cidadão em geral e às organizações económicas e sociais. Para isso é necessário um esforço de modernização, de racionalização de meios e de métodos de trabalho, de eliminação de redundâncias e da aplicação de mecanismos de monitorização. O novo paradigma de serviço público deve nortear-se por servir com eficácia e eficiência no uso dos recursos públicos. Do ponto de vista da eficiência de qualquer sector da administração Pública Central ou Local, existem cada vez mais necessidades de integração de serviços o que obriga a uma reengenharia de processos e utilização de novas abordagens e ferramentas.

O curso permite:

  • Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade nas funções ligadas a áreas chave da administração pública;
  • Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros de outras áreas sectoriais da AP ou do sector privado, que pretendam vir a trabalhar em áreas de serviço público.
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
  • Compreender o SIADAP, como um sistema integrado no ciclo de gestão dos Recursos Humanos dos organismos públicos; compreender os novos desafios e responsabilidades para Avaliadores, Avaliados e Equipas de Recursos Humanos;
  • Compreender o significado e importância das competências e respectiva avaliação;
  • Conhecer o processo de avaliação de desempenho e respectivas fases, e ser capaz de colaborar com os Técnicos superiores e dirigentes na componente administrativa e processual com vista à implementação do SIADAP.

Programa Síntese

  • O Enquadramento teórico e legal do SIADAP – Os três subsistemas do SIADAP;
  • O Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Serviços da Administração Pública;
  • A Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores;
  • Metodologia de avaliação: Objectivos/Competências;
  • Efeitos da avaliação;
  • Intervenientes no processo de avaliação;
  • Fases do Processo de avaliação;
  • Avaliação e Certificação;
  • Componente administrativa e processual; Método activo com análise de casos e simulações práticas.

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.

Certificação do Curso

Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:

  • Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
  • E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.

Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470 - 473 - Maia - Portugal
Rua Barão de S. Januário, 33 - 5º Andar Salas 51 / 52 / 55