Carga Horária

21h

Local

A SELECIONAR

Valor

193€

Curso

Liderança, Coaching e Inteligência Emocional

SoftSkillsHoje em dia, independentemente do tipo de funções de responsabilidade desempenhadas, as chamadas “Soft Skills” (ou Competências Pessoais) constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a acção. Tratam-se de competências que potenciam a aplicabilidade dos saberes científicos e técnicos, bem como os saberes operacionais. A componente relacional em contexto organizacional é fundamental para viabilizar e fazer respeitar a tomada de decisões, bem como facilitar a operacionalidade dentro da hierarquia.

O curso permite:

  • Reforçar competências pessoais de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade;
  • Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros de outras áreas sectoriais, que pretendam vir a trabalhar mais intensamente em contexto de equipa;
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
  • Adquirir sensibilidade relativamente ao impacto na gestão de Pessoas, atribuída à Motivação e aos diversos tipos de Liderança;
  • Compreender e capitalizar no âmbito da gestão das pessoas, (contexto interpessoal), a importância do Coaching e da Inteligência Emocional;
  • Ficar a compreender o impacto da cultura organizacional e a sua relação/interdependência, com a gestão de RH

Programa Síntese

  • Comunicação Eficaz e Inteligência Emocional no Coaching
    • A Comunicação Eficaz e Assertividade
    • A comunicação como peça fundamental da eficácia do coaching
    • Modelos e técnicas de discussão e argumentação
    • O Coaching e a Inteligência Emocional
    • O Coaching e a PNL (Programação Neuro-linguística)
    • O Processo de Coaching
    • Aplicações e benefícios do coaching
    • Modelos de Coaching
    • Lidar com emoções ao longo do processo de coaching
    • A influência das competências pessoais e organizacionais
  • Coaching Organizacional e Liderança
    • O Papel do Líder
    • Diferenças entre Chefe e Líder e entre Líder e Coach
    • Cultura e Comportamento Organizacional
    • Coaching como um modelo de gestão da mudança
    • As quatro fases de um processo de coaching organizacional e o desenvolvimento de liderança
    • Competências-chave e estilo de liderança
    • Pipeline de Liderança
    • Factores críticos de sucesso para o desenvolvimento da liderança
  • Coaching na Gestão de Equipas
  • Factores que influenciam a eficiência e a eficácia das equipas
  • Perfis Psicológicos Individuais e Comportamentos em Grupo
  • Características e comportamentos das equipas
  • Dificuldades e conflitos
  • Gestão de Tempo e Stress e Organização do trabalho
  • Técnicas de gestão e mediação de conflitos
  • Motivação e Dinamização de equipas
  • Planos de desenvolvimento individual e de equipas

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.

Certificação do Curso

Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:

  • Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
  • E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.

Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470-147 Maia - Portugal
Rua Augusto Simões 1474 - 1º andar, Sala 1.7
Chamadas para a rede fixa e móvel nacional.