Carga Horária

21h

Local

A SELECIONAR

Valor

203€

Curso

Internacionalização: Estratégias e Instalação de Frentes de Negócio

GestãoeFinanças

Os métodos de gestão sustentável das organizações, do ponto de vista da eficácia das decisões e eficiência dos resultados, estão a deixar de ser apenas uma vantagem competitiva das grandes organizações económicas. Desde a microempresa à multinacional, desde a pequena associação ao grande organismo público ou privado, a gestão está cada vez mais presente, sob pena de perda de competitividade e de oportunidades. A cada vez maior complexidade e rigor nas análises e na fundamentação das decisões, obrigam ao domínio de ferramentas várias de gestão, com o desiderato último de potenciar melhores e maiores resultados para as organizações.

O curso permite:

  • Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade nas funções ligadas à Gestão;
  • Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros de outras áreas sectoriais, que pretendam vir a trabalhar mais intensamente em áreas de Gestão;
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
  • Virar a empresa para o mercado internacional; detectar e definir oportunidades
  • Analisar sistematicamente as tendências dos mercados internacionais e globais
  • Definir e desenvolver as estratégias mais apropriadas
  • Desenvolver a capacidade de gestão dos quadros superiores e médios empenhados na implementação do processo de internacionalização da empresa

Programa Síntese

  • O mundo global e a perspectiva do empresário
    • As dinâmicas e as tendências mundiais nos processos de internacionalização dos mercados
    • O processo e as formas de expansão comercial
    • O estudo dos mercados – as formas de pesquisar, o quê e aonde
    • Cenários possíveis de desenvolvimento comercial e opções estratégicas
  • O estudo de mercados e a avaliação de oportunidades
    • A análise, identificação e hierarquização dos mercados
    • A análise do consumo em geral. O consumidor institucional
    • Os actores intermediários
    • A gestão transnacional e multinacional
    • A análise da envolvente institucional e concorrencial
    • A análise da cadeia de valor
    • A análise e segmentação do mercado
    • A análise interna da empresa e da sua capacidade competitiva
    • A recaracterização do produto e o “pricing” em função dos mercados
    • A negociação nos mercados internacionais; culturas e “modus faciendi”
  • Capacitar a empresa com uma cultura de internacionalização
    • A orientação da empresa para o mercado internacional; criação da vocação, oportunidades e desafios
    • O produto / serviço: a base da abordagem
    • O estudo dos canais de distribuição: funções e tendências
    • Os arpões da comunicação internacional. A criação de “territórios de imagem”
  • Desenvolver uma estratégia de entrada e mobilizar as frentes de negócio
    • O plano de negócio para a internacionalização
    • A diferenciação da oferta do produto. As vertentes serviço e modelo de negócio
    • A “clusterização” da carteira de produtos e a projecção das vendas do mercado para a empresa
    • A construção do “price leveling model” em mercados externos
    • Estudar, desenvolver e aprimorar a relação com o cliente para uma efectividade de negócio
    • As Câmaras de Comércio, as Agências de captação de investimento e as cadeias internacionais de intermediação
    • Expansão da rede através de parcerias: Franchising, Licencing, Joint Ventures, Contratos de Gestão
    • Controlar e trabalhar para os melhores resultados com o parceiro: motivar, controlar, trocar

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.

Certificação do Curso

Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:

  • Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
  • E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.

Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470 - 473 - Maia - Portugal
Rua Barão de S. Januário, 33 - 5º Andar Salas 51 / 52 / 55