Carga Horária
35h
Local
A SELECIONAR
Valor
295€
Curso
Auditorias a Sistemas de HACCP
A célere evolução dos mecanismos de propagação de toxinfecções à escala global na fileira do Sector Alimentar, seja em explorações agrícolas, pecuárias, piscícolas, indústria alimentar, restauração e serviço de refeições em cantinas e hospitais, cadeias de abastecimento e pontos de venda finais de alimentos, coloca desafios que suscitam uma maior complexidade e rigor na sua gestão e contenção global. O desenvolvimento de acções formativas nos vários capítulos da Segurança Alimentar, dirigidas para funções de responsabilidade, representam hoje em dia, mecanismos fundamentais para a obtenção de ferramentas várias com o desiderato de um desempenho profissional, cada mais exigido no caminho da qualidade da alimentação em matéria de Saúde Pública.
Padrões e metodologias de segurança alimentar, sistemas de certificação e manutenção de instalações e equipamentos, são áreas de permanente melhoria, que fazem apelo à transversalidade da sua aplicação.
O curso permite:
- Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade e chefia no sector da produção, distribuição, armazenamento, confecção e serviço de alimentos;
- Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros, que pretendam vir a trabalhar na fileira alimentar, com responsabilidades no Sistema de Segurança Alimentar.
- Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
- Adquirir conhecimentos e técnicas necessárias à preparação de auditorias a Sistemas de HACCP, de acordo com os referencias de suporte estabelecidos para esses sistemas
- Compreender os princípios e a metodologia de implementação do sistema HACCP
- Conhecer as normas existentes aplicadas à certificação de Sistemas HACCP
- Conhecer as técnicas de auditoria, quer para a realização do plano, quer para a realização do relatório final.
Programa Síntese
- O sistema HACCP segundo o Codex Alimentarius
- Pré-requisitos na gestão da segurança alimentar
- Sistemas de gestão da segurança alimentar
- Metodologia de auditorias HACCP, segundo a norma ISO 19011
- Elaboração de Checklists para a realização de uma auditoria HACCP
- Bases comportamentais/procedimentais e éticas para a realização de auditorias HACCP.
Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.
Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.
A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.
Certificação do Curso
Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:
- Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
- E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.
Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).
LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.
DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.
Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.
A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.
Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.