Carga Horária

15h

Local

A SELECIONAR

Valor

155€

Curso

A Orientação para os Munícipes, como Foco do Serviço Público

recursoshumanos

A administração pública moderna tende a focar-se mais no serviço ao munícipe, ao utente, ao cidadão em geral e às organizações económicas e sociais. Para isso é necessário um esforço de modernização, de racionalização de meios e de métodos de trabalho, de eliminação de redundâncias e da aplicação de mecanismos de monitorização. O novo paradigma de serviço público deve nortear-se por servir com eficácia e eficiência no uso dos recursos públicos. Do ponto de vista da eficiência de qualquer sector da administração Pública Central ou Local, existem cada vez mais necessidades de integração de serviços o que obriga a uma reengenharia de processos e utilização de novas abordagens e ferramentas.

O curso permite:

  • Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade nas funções ligadas a áreas chave da administração pública;
  • Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros de outras áreas sectoriais da AP ou do sector privado, que pretendam vir a trabalhar em áreas de serviço público.
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
  • Compreender a importância da adopção de comportamentos e atitudes adequadas ao exercício da função, no que concerne a competências que promovam uma imagem de excelência institucional;
  • Identificar a importância do bom atendimento ao munícipe pelos funcionários públicos, a partir da apreensão de conceitos relacionados ao serviço público e ao atendimento;
  • Identificar as competências essenciais necessárias ao atendedor para oferecer atendimento e tratamento de qualidade ao munícipe;
  • Considerar os princípios éticos e legais do serviço público na prática do atendimento ao munícipe, de modo a contribuir para a construção de uma boa imagem do serviço público.
  • Ser capaz de, no seu dia a dia, adoptar comportamentos no âmbito das suas incumbências que dignifiquem e promovam positivamente a imagem pública da autarquia, bem como ser capaz de estabelecer uma relação empática, atenta e profissional com o munícipe, de modo que o coloque no centro do sistema, ou seja, da razão de existir da autarquia.

Programa Síntese

  • O primado do munícipe como foco do serviço público local
  • Direitos do munícipe e deveres do funcionário público;
  • Papel do funcionário na imagem do funcionário público;
  • Princípios éticos e legais do funcionário público;
  • Atendimento e tratamento;
  • O Atendimento ao Público – técnicas e normas de conduta;
  • Eficiência e eficácia no atendimento; o encaminhamento e acompanhamento de problemas;
  • Competências essenciais do atendedor para um bom atendimento/tratamento;
  • Comportamentos que promovem uma imagem de excelência institucional e pessoal;
  • Reconhecer e praticar um referencial de atendimento de excelência;
  • Identificar situações críticas de atendimento e adoptar os comportamentos adequados.

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.

Certificação do Curso

Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:

  • Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
  • E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.

Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:

O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470-147 Maia - Portugal
Rua Augusto Simões 1474 - 1º andar, Sala 1.7
Chamadas para a rede fixa e móvel nacional.