Carga Horária
21h
Local
A SELECIONAR
Valor
198€
Curso
Apoio a crianças com necessidades educativas especiais
Dado o contexto de crescentes desafios que se colocam às IPSS ou a outras entidades privadas ou públicas que operam no sector social, desafios esses que suscitam uma maior complexidade e rigor na sua gestão e operação global, o desenvolvimento de acções nos seus vários capítulos, dirigidas para funções de responsabilidade, representam hoje em dia, mecanismos fundamentais para a obtenção de ferramentas várias com o desiderato de um desempenho profissional, cada mais exigido no caminho da qualidade e da excelência no serviço social.
O curso permite:
- Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade e chefia no sector social;
- Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros de outras áreas sectoriais, que pretendam vir a trabalhar no sector social, em especial nas valências de crianças e jovens;
- Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
- Aperfeiçoar e actualizar das competências já detidas na área educativa, particularmente na área das necessidades educativas especiais, nas componentes técnica e científica.
- Observar os princípios da ética profissional inerentes à sua actividade;
- Utilizar os meios, as técnicas e os conhecimentos científicos adequados ao acompanhamento, envolvimento e promoção do desenvolvimento de crianças com dificuldades e necessidades educativas especiais.
Programa Síntese
- Ética e deontologia profissional
- Psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento pessoal e social.
- Etiologia da deficiência mental. Comunicação com crianças com (D) eficiência
- Psicopatologias da infância
- Necessidades educativas especiais e técnicas de intervenção precoce
- Organização de actividades de animação para crianças com deficiência
- Família como sistema e o trabalho em parceria. Significado e exigências
- O acompanhamento multidisciplinar
- O processo de aprendizagem e a integração social da pessoa com deficiência
- Factores comunicacionais na relação pedagógica
- Classificação internacional de funcionalidades (CIF)
- Intervenção em casos de emergência (incidentes, acidentes e episódios)
Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.
Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.
A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.
Certificação do Curso
Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:
- Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
- E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.
Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).
LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.
DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.
Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.
A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.
Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.