Carga Horária

14h

Local

A SELECIONAR

Valor

142€

Curso

Padrões de excelência no atendimento em serviços de saúde

Saude

A rápida evolução técnica e de exigência social à fileira da Saúde, em IPSS ou a outras entidades privadas ou públicas que operam neste sector em valências e especialidades diversas, em internamento ou ambulatório, coloca desafios que suscitam uma maior complexidade e rigor na sua gestão e operação global, em que o desenvolvimento de acções nos seus vários capítulos, dirigidas para funções de responsabilidade, representam hoje em dia, mecanismos fundamentais para a obtenção de ferramentas várias com o desiderato de um desempenho profissional, cada mais exigido no caminho da qualidade e da excelência no Sistema Nacional de Saúde.

Saúde pública, controlo de infecções hospitalares, assepsia, consumíveis, padrões de atendimento, patologias em populações vulneráveis, emergência, são áreas de permanente melhoria, que fazem apelo à transversalidade de serviço, seja em hospitais, Unidades de Cuidados Continuados, clínicas ou unidades de saúde familiar.

O curso permite:

  • Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade e chefia no sector da Saúde;
  • Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros, que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector da Saúde.
  • Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
  • Dotar os formandos dos conhecimentos e as competências necessárias para comportamentos uniformes e de excelência no atendimento aos clientes em serviços de Saúde;
  • Interiorizar procedimentos e comportamentos que garantam um padrão de excelência contínuo no atendimento e nos serviços;
  • Utilizar as técnicas de atendimento com padrões de excelência para fidelizar clientes e projectar a organização.

Programa Síntese

  • A imagem da organização
    • A homogeneidade de procedimentos
    • Equipas articuladas
    • O alinhamento corporativo
  • O perfil do cliente – suas necessidades e perfil
  • Comportamento no atendimento
    • O equilíbrio emocional
    • O controlo de impulsos
    • Actuar com racionalidade – distinguir a atitude do problema do cliente
    • Concentração e foco
    • Como lidar com pessoas difíceis e situações críticas
    • O feedback
  • Comunicação no atendimento
    • A linguagem no atendimento
    • A postura – diplomacia, cortesia e educação
    • Estabelecer sintonia e empatia
    • As relações interpessoais
    • Etiqueta e atendimento
    • Objectividade e cortesia
    • As duas vias de uma comunicação efectiva
    • A ferramenta 5W2H
    • A fidelização do cliente
  • Gestão de filas de espera
    • A localização dos buffers no circuito entre a chegada e a intervenção
    • A optimização dos tempos de espera
    • Mecanismos de informação ao utente do tempo de espera previsto
  • O acompanhamento personalizado do utente entre as valências hospitalares

Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.

Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.

A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.

Certificação do Curso

Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:

  • Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
  • E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.

Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).

LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.

DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.

Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.

A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.

Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470-147 Maia - Portugal
Rua Augusto Simões 1474 - 1º andar, Sala 1.7
Chamadas para a rede fixa e móvel nacional.