Carga Horária
14h
Local
A SELECIONAR
Valor
142€
Curso
Padrões de excelência no atendimento em serviços de saúde
A rápida evolução técnica e de exigência social à fileira da Saúde, em IPSS ou a outras entidades privadas ou públicas que operam neste sector em valências e especialidades diversas, em internamento ou ambulatório, coloca desafios que suscitam uma maior complexidade e rigor na sua gestão e operação global, em que o desenvolvimento de acções nos seus vários capítulos, dirigidas para funções de responsabilidade, representam hoje em dia, mecanismos fundamentais para a obtenção de ferramentas várias com o desiderato de um desempenho profissional, cada mais exigido no caminho da qualidade e da excelência no Sistema Nacional de Saúde.
Saúde pública, controlo de infecções hospitalares, assepsia, consumíveis, padrões de atendimento, patologias em populações vulneráveis, emergência, são áreas de permanente melhoria, que fazem apelo à transversalidade de serviço, seja em hospitais, Unidades de Cuidados Continuados, clínicas ou unidades de saúde familiar.
O curso permite:
- Desenvolver / reforçar competências de encontro aos seus objectivos, a quem já desempenha funções de responsabilidade e chefia no sector da Saúde;
- Facilitar/promover a reorientação profissional de quadros, que pretendam vir a trabalhar em especificidades do sector da Saúde.
- Agregar competências num contexto de aperfeiçoamento contínuo e de aprendizagem ao longo da vida.
- Dotar os formandos dos conhecimentos e as competências necessárias para comportamentos uniformes e de excelência no atendimento aos clientes em serviços de Saúde;
- Interiorizar procedimentos e comportamentos que garantam um padrão de excelência contínuo no atendimento e nos serviços;
- Utilizar as técnicas de atendimento com padrões de excelência para fidelizar clientes e projectar a organização.
Programa Síntese
- A imagem da organização
- A homogeneidade de procedimentos
- Equipas articuladas
- O alinhamento corporativo
- O perfil do cliente – suas necessidades e perfil
- Comportamento no atendimento
- O equilíbrio emocional
- O controlo de impulsos
- Actuar com racionalidade – distinguir a atitude do problema do cliente
- Concentração e foco
- Como lidar com pessoas difíceis e situações críticas
- O feedback
- Comunicação no atendimento
- A linguagem no atendimento
- A postura – diplomacia, cortesia e educação
- Estabelecer sintonia e empatia
- As relações interpessoais
- Etiqueta e atendimento
- Objectividade e cortesia
- As duas vias de uma comunicação efectiva
- A ferramenta 5W2H
- A fidelização do cliente
- Gestão de filas de espera
- A localização dos buffers no circuito entre a chegada e a intervenção
- A optimização dos tempos de espera
- Mecanismos de informação ao utente do tempo de espera previsto
- O acompanhamento personalizado do utente entre as valências hospitalares
Todos os nossos formadores são credenciados pelo IEFP com CCP, são criteriosamente seleccionados através de metodologia própria e constam da Bolsa Nacional de Formadores.
Dispomos de formadores qualificados, com sólida formação técnica e pedagógica e com uma larga experiência profissional na área, para além de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, de modo a garantir a qualidade da formação ministrada.
A metodologia adoptada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões expositivas e outros métodos interactivos (interrogativos, demonstrativos, acompanhamento de trabalhos individuais e de grupo), role-play, brainstorming, estudo de casos e simulações práticas, entre outros métodos de acordo com a especificidade das temáticas em questão e do perfil do grupo de formandos.
Certificação do Curso
Concluído este curso com aproveitamento, serão emitidos dois certificados:
- Um com certificação oficial através da plataforma SIGO do Ministério da Educação;
- E um certificado próprio da Sinerconsut, com o detalhe dos objectivos definidos, dos conteúdos programáticos ministrados, da avaliação obtida (escala de 0 a 20) e da metodologia de avaliação.
Nos termos da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (organismo sob a tutela do Ministério da Educação), este curso é passível de ser futuramente reconhecido para efeitos a nível europeu no Quadro Europeu de Qualificações (EQF – ver link) e no Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional (ECVET – ver link).
LOCALIZAÇÕES:
O curso irá decorrer em várias acções a realizar nas cidades do Porto e de Viseu.
DATAS:
As acções neste curso têm uma programação trimestral. Faça a sua pré-inscrição e enviar-lhe-emos um calendário com as datas de realização.
Não existindo número suficiente de formandos para iniciar uma acção do curso pretendido na próxima data prevista, informaremos deste facto e proporemos uma data posterior.
A cadência semanal pode variar entre 2 ou 3 sessões semanais, de 3 ou 4 horas cada. Os cursos com duração igual ou inferior a 8 horas, decorrerão apenas num só dia.
Os detalhes de funcionamento e condições de pagamento para a inscrição definitiva, ser-lhe-ão comunicados para o seu e-mail.