Formação dos recursos humanos, à medida das necessidades, para a melhoria do desempenho global da organização

esqemafmA intervenção designada por formação à medida, deve resultar de um levantamento de necessidades à estrutura global de recursos humanos e ser objecto de um plano de formação anual (ou plurianual) que visa continuadamente a actualização/ melhoria das competências técnicas dos trabalhadores nas diversas hierarquias, com vista a um aumento global de desempenho (eficácia e qualidade) da entidade empregadora, potenciando todos os investimentos e esforços na modernização e na competitividade.

A formação à medida, deve ter um carácter contínuo (formação continua), porque deve resultar de um processo cíclico de diagnóstico de necessidades, desenvolvimento da formação, avaliação de resultados e de impacto. A avaliação dos resultados em linha com os novos desafios estratégicos e/ou operacionais da organização, conduzirá a novas necessidades de actualização e aperfeiçoamento técnico dos colaboradores, a par da política geral de desenvolvimento.

 

Interesse e Objectivos Globais

  • Promoção da melhoria contínua do desempenho organizacional, com vista ao incremento da competitividade global (maior eficiência operacional, melhor e mais rápido posicionamento e resposta ao mercado e aumento do valor da marca)

  • Requisitos importantes (a formação profissional dos trabalhadores e o Plano de Formação), quando as organizações estão, ou pretendem estar, certificadas pelas principais Normas de Qualidade.

Objectivos de Curto e Médio Prazo

  • Melhorar as competências dos trabalhadores em domínios técnicos específicos;

  • Melhorar as competências dos trabalhadores em domínios transversais e em “Soft Skills”

Temáticas (aplicáveis e à medida de cada caso)

  • Especificidades técnicas no âmbito de cada função profissional, em toda a cadeia hierárquica, presentes no Catálogo Nacional de Qualificações ou concebidas à medida para cada grupo profissional.

  • Competências transversais

Destinatários

Os destinatários destas intervenções mais abrangentes, são aqueles que sejam sinalizados em sede de levantamento de necessidades de formação. O plano de formação resultante, no qual podemos colaborar, deverá conter uma solução formativa que atenda às especificidades dos sub-grupos, designadamente perfil profissional e níveis de responsabilidade, e habilitações escolares/académicas.

Duração

A duração de cada percurso, ajustado a um determinado grupo profissional homogéneo, é variável e dependerá do levantamento de necessidades.

Informação relevante e a nossa vantagem diferenciadora

A Sinerconsult dispõe de “packages” de soluções integradas e inovadoras, das mais eficientes do mercado, para criar e desenvolver capacidades pessoais e técnicas no pessoal do quadro interno, com vista à melhoria da eficiência operacional e da qualidade da actividade, em todas as áreas funcionais ou departamentos da organização.

O nosso departamento técnico da Divisão de Formação Profissional entrará em contacto com a Vossa organização, fornecendo também a ficha técnica de produto.

Telf: +351 229 418 490
Fax: +351 229 482 556
4470 - 473 - Maia - Portugal
Rua Barão de S. Januário, 33 - 5º Andar Salas 51 / 52 / 55